O que causas manchas na pele? Faça o seu diagnóstico

Uma das consultas mais recebidas nesta época é o feio problema das manchas. Geralmente costumam ser produzidas por algumas prevenções que levam ao tomar sol na época do verão, mas, nós sabemos exatamente a origem real das mesmas?

As manchas é um termo que se utiliza para definir uma má distribuição da melanina (pigmento que nos serve para proteger dos raios solares), mas, e se esta melanina está danificada ou é inexistente?Antes de mais nada, devemos saber que existem diferentes tipos de manchas na pele:

manchas na pele o que pode ser

  • Sardas ou efélides: aglomerado de pigmento geralmente arredondado que se localizam nas áreas mais expostas. Geralmente é mais abundante em pessoas com pele esbranquiçada. Costumam mudar sua coloração com a exposição solar.
  • Pintas ou nevos: aglomerado de melanócitos em uma determinada área. Este tipo deve ser revisado por um dermatologista para que avalie o seu estado, uma vez que têm tendência a crescer, a mudar de forma, etc.
  • Melanoma: tumor maligno que pode ser confundido com um lunar, já que seu crescimento também costuma ser progressivo.
  • Lentigos: semelhantes às sardas mas elas não mudam sua coloração com a exposição solar.
  • Melasma: manchas marrons mais comuns entre o sexo feminino (cloasma) e que aparecem ou pioram durante uma mudança hormonal (gravidez, contraceptivos ou a menopausa). Costumam aparecer na testa, bigode e bochechas.
  • Vitiligo: manchas brancas, bem delimitadas, que geralmente localizados nas pontas e no rosto.Frequentemente, tornam-se obcecados com a remover estas manchas, mas antes de realizar qualquer tipo de tratamento despigmentante devemos saber exatamente a origem que o causa. A maioria dos despigmentantes, para não dizer todos, têm ação física, ou seja, atuam diretamente sobre a pele, a melanina, etc., Mas e se a sua origem é hormonal?

Para um diagnóstico mais completa vá a um dermatologista, afinal, manchas muito grandes também podem ser indícios de câncer de pele – principalmente se você já tem histórico da doença na família.