Quais são as indústrias mais cobiçadas do mercado de trabalho brasileiro?
O Brasil tem sido consistentemente uma das economias emergentes que sempre atraiu a atenção de investidores estrangeiros, especialmente empresas multinacionais que o consideram um mercado-chave e preferido para a expansão internacional. Mas esta tendência por parte das empresas nem sempre foi linear, nos anos anteriores houve uma drástica diminuição, acompanhando o declínio da economia do país. É apenas a partir de 2018 que as empresas perceberam novamente que existem boas oportunidades para um retorno do investimento. Neste seguimento, apesar da atual agitação política, o Brasil continua a oferecer perspectivas atrativas entre os melhores empregadores.
A pesquisa revela os desejos e necessidades dos estudantes e o que eles consideram que devem ser as condições e oportunidades oferecidas por potenciais empregadores. Tem sido evidente que o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é o atributo que os estudantes em todas as áreas de estudo consideram mais importante, apesar de um pequeno declínio proporcional, este ano retorna como o principal objetivo de carreira.
Os estudantes da área de negócios estão procurando empresas que ofereçam segurança e estabilidade em seus empregos, bem como empresas que proporcionem oportunidades para serem líderes e gerentes de pessoas.
A ambição de uma carreira internacional neste ranking superou a necessidade de segurança e estabilidade para os estudantes de TI, embora uma carreira internacional possa certamente oferecer o equilíbrio necessário desses dois objetivos de carreira. Deve-se notar, no entanto, que os estudantes de engenharia do Sudeste do Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) tem uma prioridade para ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional de estudantes no resto do país (7.29% de diferença ), além disso, os alunos valor técnico e funcional de especialização 5.30% a mais do que estudantes de todo o resto do país.
Os empregadores mais atraentes do Brasil
O estudo revela um grande nível de atração em empresas nacionais para o sucesso e desenvolvimento do emprego, já que 6 empresas do top 10, para os estudantes na área de negócios e engenharia estão no topo da classificação. Este não é o caso para os estudantes de TI, como Nubank é a única empresa nacional no top 10, as restantes empresas estão sediadas nos EUA, este indicador está certamente em linha com a escolha de trabalhar para a indústria de computadores e serviços de Software.
A multinacional Brasileira e semipúblico da empresa, a Petrobras, estabeleceu a sua posição constante na área de negócios, e ganhou 3 posições na edição deste ano do ranking, é a empresa de escolha para os estudantes de Engenharia, no entanto, tem caído continuamente posições nos últimos 5 anos em relação a esses alunos.
O conglomerado Odebrecht subiu 34 posições no Ranking de negócios este ano, mudando as tendências de queda no ranking de negócios desde 2015, e também aumentando 9 posições no ranking de TI. É ainda a quinta empresa mais atraente no ranking de engenharia desde o ano passado – mesmo após os escândalos de corrupção.
? Sem dúvida, a prestigiada multinacional – a Amazon, que lançou no Brasil em 2012, somente venda, e a partir de janeiro de 2019, foi lançado oficialmente o seu completo site de e-commerce com 15 categorias de produtos, é associado como sendo um rápido crescimento, empreendedora e inovadora da empresa, apesar dos elevados custos de importação de produtos e a dolorosa tarefa de entregas em um país de quase tamanho continental. É o primeiro ano no ranking e desliza para a posição 17 para estudantes de Negócios, 49 para estudantes de engenharia, 9º para estudantes de TI.
De acordo com o Gerente Nacional do Brasil, Szapiro, esta multinacional vem empregando direta e indiretamente mais de 1.400 pessoas no Brasil. De fato, há um interesse quase generalizado em uma colocação nesta empresa, em ambos os gêneros, que parece atrair a atenção de todos os alunos nas principais áreas de estudo. Para os estudantes de engenharia, A maior empresa de construção e imóveis do Brasil – MRV Engenharia, sobe para o ranking como 35º em negócios, 2º em Engenharia, 84º em TI. A empresa está associada a ser uma boa referência para uma carreira futura e um alto nível de responsabilidade. Com referência à empresa B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do Brasil, está altamente associada a um trabalho desafiador, alto nível de responsabilidade e uma excelente referência para uma carreira futura.
Indústrias preferidas no Brasil
Quais são as indústrias preferidas pelas três áreas de estudo? Para estudantes de negócios, a primeira escolha é o setor bancário, com um aumento de 5,82%, a partir de 2018, por outro lado, o setor público (o 5º mais atraente) caiu 5.04% desde o ano passado.
Na área do grupo de talentos de engenharia, há uma preferência pela indústria de engenharia industrial e manufatura (muito estável desde 2018), com a indústria de construção e engenharia civil subindo 4,04% desde o ano passado. Para os estudantes da área de TI, as preferências da indústria incluem tudo dentro dos limites do software de computação e serviços de TI, mas houve um declínio de 4,17% desde o ano passado, por outro lado, a indústria bancária aumentou de 8,37% desde o ano passado.