Fazer matrícula escolar Salvador para 2021
Neste ano, devido a pandemia de Coronavírus, as escolas da rede pública de ensino, seja municipal, estadual ou federal, estão optando pela realização de matrículas online, por meio de endereços eletrônicos desenvolvidos pelas secretarias de educação. Para fazer matrícula escolar Salvador para 2021, é necessário acessar o Sistema de Usuário Único de Salvador. Vale ressaltar que as matrículas foram priorizadas, ou seja, alunos que já estavam matriculados na rede pública, tiveram sua rematrícula realizada automaticamente, ficando disponível vagas remanescentes para novos alunos.
Modalidades de educação
Educação infantil: trata-se da primeira etapa de educação de um cidadão. A principal finalidade é o desenvolvimento integral da criança nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e também social. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96, art.11, inciso C) são consideradas educação de base as creches e pré-escolas, o que compreende crianças de até 5 anos de idade. Esta escolaridade é de responsabilidade de cada município.
Ensino Fundamental: esta é a segunda etapa do que denominamos “educação básica” e compreende a faixa etária de 6 a 10 anos nos anos iniciais e dos 11 aos 14 anos, nos anos finais. O objetivo do Ensino Fundamental é realizar o desenvolvimento da capacidade de aprender por meio do domínio da leitura, da escrita e do cálculo, além disso, é trabalhada a compreensão do ambiente natural, assim como do social e dos sistemas que nos conectam como o político, a tecnologia e as artes. Além disso, são trabalhados conhecimentos e habilidades que formam atitudes e valores. O artigo 32 da LDB também complementa que cabe a esta etapa o desenvolvimento de solidariedade humana e tolerância recíproca, atribuições que são descritas na Resolução nº7, de dezembro de 2010: “o direito à educação, entendido como um direito inalienável do ser humano, constitui o fundamento maior destas Diretrizes. A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, permite o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais”.
Ensino Médio: esta é a etapa finalizadora da Educação Básica, portanto, o Ensino Médio assegura a formação integral do estudante; o trabalho e a pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, além disso, a educação em direitos humanos, a sustentabilidade ambiental, prática social e conhecimentos gerais relacionados às dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Nesta etapa, há diversas modalidades que podem ser escolhidas pelos estudantes de acordo com as disponibilidades da sua região, como o Ensino Médio Integral em Tempo Integral e o Ensino Médio Técnico, em que o estudante já sai com uma orientação profissional em determinada profissão.
Educação de Jovens e Adultos: esta modalidade é destinada a alunos que não tiveram direito ao acesso a continuidade de estudos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, por qualquer motivação que seja. A idade mínima para ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é de 15 anos para matrícula no Ensino Fundamental e de 18 anos para os alunos que irão cursar o Ensino Médio. Não há idade máxima para participar da modalidade.
Para mais informações, acesse o site da Secretaria de Educação de Salvador: http://usuariounico.educacao.salvador.ba.gov.br/