O que é o Colágeno? Veja em detalhes seus benefícios.
O colágeno é uma proteína de origem natural, usada há décadas em cosméticos. Naturalmente presente na derme, é um dos garantidores da firmeza, maleabilidade e juventude da pele.
Ele tornou-se uma estrela ativa no combate ao envelhecimento prematuro da pele e sinais de idade.
Esta proteína é um terço da proteína total do corpo humano e desempenha um papel importante: define a textura da pele, cartilagem e tecido muscular. O tecido conjuntivo desempenha um papel estrutural.
Existem 28 tipos de colágeno, incluindo, o mais importante, tipo I e tipo II, que compõe a maior parte do colágeno presente em nosso corpo.
Outros ingredientes sinérgicos: Complexo de Peptídeos de Colágeno, Rico em Cálcio e Oligoelementos e extrato de farelo de arroz de origem orgânica Padronizado para 20% de sílica.
Recuperação após esforço físico
Os peptídeos são usados por atletas, fisiculturistas e entusiastas do esporte para ajudá-los a reduzir seu tempo de recuperação após treinamento intensivo.
A atividade intensa estica as fibras musculares e a bainha do tecido conjuntivo, então o corpo precisa de tempo para se recuperar antes de treinar ainda mais.
Os peptídeos de colágeno podem promover a recuperação reduzindo o tempo de recuperação, o que significa que os atletas podem maximizar seu programa de treinamento e melhorar seu desempenho.
Além de acelerar o tempo de recuperação, tomar suplementos a base da proteína também pode reduzir as dores.
Informações biológicas
Anticorpos anticolágeno tipo 2 são autoanticorpos presentes na policondrite atrófica (nariz, orelhas e árvore brônquica), bem como em alguma surdez devido a danos na orelha interna.
Um estudo duplo-cego no “O Livre Saúde – Autora Manuela Jobst” em 55 adultos ativos com dor nas articulações durante atividades esportivas descobriu que a suplementação de colágeno de 17 semanas do tipo 2 UC-II não foi apenas perfeitamente tolerada por todos os participantes, mas Especialmente muito mais eficaz do que o placebo em melhorando o conforto, a flexibilidade e a mobilidade das articulações.
O tempo mínimo para o início da dor nas articulações, comparado aos valores iniciais, foi significativamente maior no grupo UC-II, enquanto não foram observadas alterações significativas no grupo placebo.
A extensão média do joelho também foi, sem dúvida, maior para aqueles que tomavam UC-II do que para o grupo placebo. O tipo 2 representa a principal proteína na estrutura da cartilagem. É ela quem é responsável por sua resistência à tração e resistência.
Este estudo reforçou os numerosos estudos realizados na Harvard University Medical School que demonstraram a capacidade do UC-II (não desnaturado tipo 2 da cartilagem de frango) para regular os ataques do sistema imunológico contra suas próprias articulações, através de um processo chamado “tolerância oral” e, assim, ajuda organismo para diferenciar entre invasores estrangeiros e elementos benéficos.
Para que serve cada tipo de colágeno?
- Tipo XI: para cartilagem;
- Tipo XII: para tendões e ligamentos;
- TypeXII: para fornecer resistência às membranas celulares;
- Tipo XIV: presente na medula óssea e placenta;
- Tipo XV: faz parte dos embriões para fortalecê-los.
O colágeno é a proteína estrutural mais abundante no corpo humano (representa cerca de 30% da proteína total em nosso corpo).
Mas para que serve exatamente o colágeno? O colágeno está presente em todas as estruturas do corpo: pele, dentes, vasos sanguíneos, cartilagens, tendões, ligamentos e tecidos conjuntivos.
Ele garante a coesão, elasticidade e regeneração de todos esses tecidos.
As cápsulas de colágeno são seguras?
Quatro estudos clínicos realizados em humanos nos últimos dez anos não mostraram efeitos colaterais no olivre.com.br.
Além disso, vários estudos toxicológicos mostraram que a ingestão diária de colágeno é segura para humanos e muito benéfica. Acesso o site olivre.com.br/saude/ para saber mais!