A tradição do Carnaval e do Samba – porque são tão relacionados?
O lugar que vem à mente quando se ouve falar de carnaval é definitivamente o Brasil. O colorido carnaval do Rio é o maior do mundo, uma festa tão única e espetacular que quase todos sabem um pouco sobre ele. Os locais dizem que é o maior espetáculo da terra, e Acreditamos plenamente porque a sua reputação precede estas festividades como um samba de cinco dias, uma pena e uma extravagância de cores.
Sim, O Carnaval no Rio demora cinco dias. De sexta-feira à noite até o meio-dia de Quarta-Feira de cinzas, as pessoas vão às ruas para uma série de eventos onde o samba (um ritmo que tem suas raízes na mistura de música africana e Europeia) está sempre no centro. Como a maioria dos carnavais, no Rio alinha com o calendário Católico, dando uma última oportunidade para o excesso e pagão prazeres antes do início dos 40 dias da Quaresma.
No Brasil, a celebração pode ser rastreada até o século 18, introduzida pelo colonizador português e chamado de “Entrudo” de volta, em seguida, uma celebração conduzida por classes trabalhadoras para zombar o maneirismo dos ricos. Mas, além disso, todo o samba, e o Sambódromo — a área de parada construída para as celebrações — o que mais sabemos sobre o Carnaval no Rio?
História do Carnaval
Os carnavais na América do Sul vieram a seguir as celebrações pagãs onde Deus Momo foi adorado, e a figura de Momo sobrevive hoje como a inspiração central para a maioria das festividades. No Rio, O Rei Momo é o personagem central do Carnaval, seguido por uma rainha e duas princesas, estas duas últimas geralmente selecionadas das escolas de samba. Na sexta-feira, o prefeito dá a chave da cidade para o rei, portanto, dando a ele e a sua corte a autoridade para “governar” a cidade e tudo o que está acontecendo nela.
Carnaval é o palco do Samba
Todos nós ouvimos falar do Sambódromo, e milhões viram na TV o grande espetáculo que um desfile de samba é, uma imagem que simboliza quase exclusivamente o Carnaval do Rio há anos. O que muitas pessoas não sabem é o que é preciso para lá chegar. O desfile-que no total pode levar até 10 horas para ser concluído-é na verdade uma competição entre as 14 melhores escolas de samba da cidade. Cada um deles escolhe um tema e se apresenta no Sambódromo, onde além das centenas de milhares de pessoas também há 40 jurados assistindo suas performances de perto.